Skip to main content
fazer é mais produtivo

Fazer é mais Produtivo do que Reclamar

fazer é mais produtivo

Eu sou Pedro Luís Braghin Batista e te convido a pular de para-quedas!

 

Olá, já parou para pensar quanto tempo gastamos reclamando ou olhando o tamanho do problema?

Não estou dizendo para sair fazendo coisas sem pensar, isso é imprudência! Estou dizendo que temos que ter atitude de encarar logo o problema antes que possa nos dominar.

Temos que pintar uma parede lá de casa. Quantos meses você fica olhando para ela? Quantas vezes já disse: amanhã eu pinto…

Não estamos fazendo as coisas do jeito certo! Relacionamentos, vida profissional, tarefas simples domésticas… tudo o que faz parte da nossa vida estamos deixando de lado.

E como estamos gastando nossas 24 horas? TV, dormindo, bebendo?

Quantas vezes vamos dizer: Não tenho tempo para estudar inglês… Não tenho tempo para viajar… Não tenho tempo para ler um livro.

Não tem ou não quer sair do comodismo?

Pensamos: se eu ganhasse na loteria, eu viajaria….; se eu tivesse uma promoção eu não chegaria mais atrasado; se … se… se…

Deveríamos pensar no que fazer agora ou como resolver algo. Sonhar com uma solução mágica é viver em uma bolha imaginária.

Como o Cortella diz: ” Fazer o melhor possível com o que temos, para fazer melhor ainda quando tivermos situações melhores.”

JQuest:

“Vivemos esperando, dias melhores”

Vamos esperar ou vamos torná-lo melhor?

 

No mundo profissional, sempre tem o colega de trabalho que reclama de tudo. Tem o que é sempre certinho… tem o que passa despercebido e se um dia ele falta, ninguém nem percebe.

Quem você quer ser?

Escrevi este post para lembrar que vivemos apenas 24 horas por dia, e se não pararmos para pensar nisso, daqui a pouco terão passados 10, 20… 30 anos e vamos olhar no espenho e ver que apenas passamos pela história e não vivemos realmente.

Viver não é fazer loucuras, não é ser extremo… viver é guardar bons momentos tirados de coisas simples… ter recordações … muitas delas… sendo proveitosas e ter boas histórias para contar. Não quero envelhecer sabendo que as histórias da minha vida se resumem em pagar contas e nunca fazer o que gosto. Não podemos ter apenas lembranças de planos que não cumpri ou viagens que não fiz.

Mas como sair de um ciclo desses? Como ter dinheiro, tempo?

Será que precisamos mesmo de muito dinheiro? Será que temos mesmo que ganhar na loteria?

Peguei uma folha de papel. Escrevi minhas rendas e meus gastos. Descobri que a coisa está feia.

Depois fiz um mapa do meu tempo. Dividi um círculo em  24 pedaços e pintei de cores diferentes cada hora gasta com trabalho, sono, transporte e TV.

Descobri que durmo muito, ocupo boa parte da minha vida trabalhando e o resto eu desperdiço com preguiça.

Se eu organizar meu salário, prever os gastos do ano que vem (seguros, escola, manutençao, carro, contas fixas) e planejar algo diferente (viagem, comprar um carro ou pular de para-quedas), eu posso guardar um pouquinho por mês e daqui um ano eu posso realizar o que eu quiser.

Posso sair de uma dívida grande em dois anos, viajar para outro país, ficar em um hotel legal, trocar de carro.

Tudo isso depende de:

  • Sentar e colocar na ponta do lápis;
  • Planeje! Sonhe alto! Descubra quanto custa seu sonho;
  • Ter disciplina de guardar. (deposite em uma conta e esqueça! não conte com aquele dinheiro para contas do mês, imagina que você não tem ele!);
  • Saia da rotina: faça uma dieta, entre na academia, pratique um esporte;
  • Fique perto de pessoas motivadas, grupos e amigos que já pensam fora da casinha;
  • Afaste-se de vampiros emocionais, pessoas deprimentes, bares e jogos. (Se estiver dentro de casa, vai ser mais trabalhoso, mas seja criativo e forte);
  • Desligue-se um pouco do video-game, TV e celular;
  • Leia, ispire-se, escreve algo, faça um curso, aprenda um idioma;
  • Tenha paciência. Seus dias serão mais agradáveis quando começar a fazer tudo isso, mas os resultados financeiros e as fotos das viagens talvez demorem um ou dois anos para aparecer. Mas não desanime. O tempo vai passar do mesmo jeito e se não se mover AGORA daqui um ou dois anos você terá as mesmas coisas que tem agora. Lembre-se: o Tempo vai passar do mesmo jeito!

Qualidade de vida é ter o domínio para ir além da preguiça, do comodismo. É aproveitar o tempo, e não ser escravo dele.

Viva ao seu favor. Assopre sua vela! Movimente-se!

 

leia outros posts

Leia livros!

 

fazer é mais produtivo

fazer é mais produtivo

fazer é mais produtivo

fazer é mais produtivo

fazer é mais produtivo

 

 

 

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *